A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

11 outubro 2018

Ecos e desafios da Assembleia Mundial CVX


“O fruto é a experiência do processo”



A CVX-Beira Interior foi convidada pela CVX-Além Tejo a estar presente no dia de arranque das suas atividades, que aconteceu em Évora (Valbom), no passado dia 30 de setembro. Teve como pano de fundo os ecos e desafios emanados da Assembleia Mundial (AM), que tinha decorrido na Argentina, em julho último. Os referidos ecos e desafios foram naturalmente trazidos por quem tinha experienciado na primeira pessoa aquele encontro mundial: o Rui Brás, da nossa CVX-BI, que foi delegado à AM 2018 e o P. Hermínio Rico, Vice-Assistente Mundial da CVX.
O Rui apresentou o seu testemunho deixando transparecer a gratidão por tanto bem recebido na qualidade de delegado, sublinhando como o mais marcante na Assembleia a graça de ali se ter vivido uma experiência profunda de discernimento, individual e comunitário. E de facto, somos uma comunidade inaciana, o nosso Carisma CVX enfatiza o pilar da espiritualidade, cristocêntrica, considerando os Exercícios Espirituais de Santo Inácio como instrumento específico e reconhecendo-se como particular necessidade a oração e o discernimento. Foi esta a proposta para a restante agenda do dia, a de experienciarmos, à luz do que aconteceu nos trabalhos da Assembleia Mundial, momentos de discernimento pessoal e comunitário!
Partindo dos frutos da Assembleia foi-nos pedido que rezássemos e discerníssemos, em tempo de recomeço de um novo ano CVX, o que nos era pedido como membros deste corpo. E este desafio aconteceu depois de um enquadramento do P. Hermínio sobre o caminho de 50 anos da CVX e o modo como foi discernida, desenhada e lançada esta Assembleia, como oportunidade de rezar o desejo de um maior aprofundamento e integração na vivência do nosso Carisma CVX no mundo de hoje. Assim, depois de um tempo de oração individual passámos para os pequenos grupos onde deveríamos pôr em prática o discernimento comunitário. Pudemos constatar as dificuldades e os obstáculos que ainda suscitam em nós este “processo”, o do discernimento, que supostamente deve ser a base do nosso modo de ser CVX, na partilha de vida rezada nas nossas reuniões, no tempo de oração pessoal no nosso quotidiano…
O P. Hermínio acolheu as nossas dúvidas sentidas naquela tarde no desenrolar do processo de discernimento comunitário repetindo uma frase que ainda hoje ecoa em mim: O fruto é a experiência do processo. Veio-me à memória o modo semelhante como foram conduzidos os trabalhos na nossa última Assembleia Nacional CVX-P, em 2017 onde também nos foi proposto esta dinâmica de discernimento comunitário, depois da escuta do que eu rezo, uma “2ª ronda” onde importa a escuta do que o grupo reza. Senti-me agradecida por nova oportunidade de crescimento, aprendendo e interiorizando um mais adequado recurso à 2ª ronda que, a meu ver, por diversos motivos nem sempre é compreendida nem realizada da melhor forma nas nossas reuniões CVX… ainda temos muito a crescer…mas o caminho vai sendo construído se nos abrirmos à Graça, aos dons de Deus! Agradeço à CVX Além Tejo o acolhimento à CVX-BI neste dia que foi para mim muito rico por tudo o que aqui fui partilhando e que trago como “regalo”… sobretudo por me sentir confirmada, reconhecendo a CVX como vocação pessoal na Igreja.
Saibamos nós agradecer e valorizar a CVX, este dom para a Igreja e para o mundo, que Deus coloca na nossa vida para nos ajudar a seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino.
                                                                                          
By Ana Teresa, Quinta Semana