A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

Exercícios Espirituais


Os Exercícios Espirituais constituem uma experiência personalizada, de oração e discernimento, com a ajuda de um orientador, segundo a “ordem e método” de S. Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. Os E.E., embora tendo na sua origem os Jesuítas, podem ser declarados património de toda a Igreja.
Este método dos Exercícios Espirituais tem ajudado, em todo o mundo, pessoas que buscam uma experiência mais aprofundada de Deus e num maior crescimento da relação pessoal com Ele. Os Exercícios Espirituais são, portanto, um meio para encontrar Deus que passa pela vida de cada um de nós. São uma experiência espiritual, íntima e afectiva de encontro com Deus que convida e conduz as pessoas à oração, com o objectivo de descobrirem ou confirmarem a missão que Deus lhes quer confiar. São feitos em ambiente de silêncio, paz e serenidade interior, longe do ruído do quotidiano.
A CVX -BI, em conjunto com a Comunidade de Jesuitas da Covilhã têm feito um esforço em divulgar e proporcionar esta experiência na Beira Interior.

2011
- 4 a 7 Março com Pe. José Frazão sj (Paúl) 
- 9 a 12 Junho com Pe. Álvaro Balsas sj (Tortosendo)




2010
- 12 a 15 Fevereiro com Pe. Hermínio Vitorino sj (Paúl)
- 30Abril a 2 Maio com Pe. Hermínio Vitorino sj (Tortosendo)


No Carnaval, tirar as máscaras
Para a maioria o calendário apontava uma data propícia a esquecer a realidade e inventar novas personagens. Um grupo de 12 pessoas optou por experimentar um Carnaval diferente. Optou por aceitar o desafio e, nesta data, escolher desmascarar-se.
Tirar as máscaras da azáfama, da dispersão, do ruído e ver-se como se é, perante os outros e perante Deus.
Tirando as máscaras, o que resta?
O que queremos contar a Deus?
O que tem Deus para nos dizer?
Estas conversas ocorreram no Centro Apostólico do Paúl, de 12 a 15 de Fevereiro e tiveram como pano de fundo o frio da Serra da Estrela que estava tão próxima.
O Pe Hermínio Vitorino, com o seu jeito simples e próximo, lançou o mote e abriu perspectivas; a lareira ajudou ao aconchego e recolhimento e a presença das voluntárias que trataram do grupo foi um exemplo de dedicação.
A opinião era unânime: foi uma experiência enriquecedora.
Todos partiram com um sorriso… tinha nevado e tudo estava em paz!!!
Carla Figueiredo (Grão de Mostarda)




2009
- 30 Abril a 3 Maio com Pe. Francisco Rodrigues sj (Alcains)





2008
- 6 a 10 Junho com Pe. José Carlos Belchior sj (Tortosendo)

2007
- 16 a 19 Fevereiro com Pe. João Vila Chã sj (Tortosendo)


2006
- com Pe. José Pires sj (Tortosendo)