A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

14 janeiro 2018

Vinde e vede, by Luís Pires


Foi com imenso gosto que me desloquei de Coimbra para a Covilhã para participar na celebração da Epifania com a CVX-BI. Inicialmente, idealizei uma viagem com toda a família, a Maria, minha filha de quase 3 anos e a minha esposa, a Ana Rita, grávida da nossa filha Teresa. Mas o frio acabou por fazer das suas e deixei a Maria doente em casa com a mãe para me fazer eu ao caminho. Cheguei à Covilhã mesmo em cima da hora e só entrei para celebrar a missa quando já se iniciava o “Glória”. Mas, rapidamente o meu coração serenou. Um Igreja ampla, simples e com uma magnífica imagem no centro de tudo, o Sagrado Coração de Cristo, ou como está escrito nas paredes o Coração Ardente de Cristo. E que bonita celebração, com a inspiração do Pe. Rafael Mourão, sj. Neste dia celebramos esse “Deus que está ao nosso alcance”, relembrando que como os Magos também nós somos peregrinos. E tal como eles, após fazermos esta experiência de encontro com Jesus, levando o melhor de nós, tudo o que somos, voltamos sempre por outro caminho, confiados n’Ele.
Depois foi tempo de continuar a celebrar o dia em família cristã, agora com a CVX-BI. E que bom que foi, partilhar experiências familiares, profissionais, conhecer e dar-me a conhecer. E como cristãos nada melhor que o fazer enquanto nos reunimos “à mesa”. Foi bom conhecer um pouco melhor a história da CVX-BI, ver todos os grupos representados, da Covilhã e de Castelo Branco, e escutar um pouco do caminho feito pela comunidade sj que está na região há vários anos. Um dos pontos mais bonitos do dia foi para mim ver a integração das famílias dos membros da CVX-BI na festa, ver o Pe. Manuel Vaz Pato, sj, a ensinar um menino a lançar o pião, ver crianças com quem a minha Maria vai gostar de brincar numa próxima visita, e histórias de casais que começaram ao mesmo tempo a viver em CVX. Depois de degustarmos as sobremesas, entre as quais o Tiramisu da Susel, muito conhecido na região (e eu agora sei o porquê!), foi tempo de a equipa de serviço regional da CVX-BI relembrar que neste dia há uma oferta especial a fazer, e todos contribuíram com o que podiam para ajudar a comunidade sj na formação dos noviços.
Já almoçados seguimos para as “Reuniões Baralhadas”. Todos nós recebemos uma OV para nos acompanhar nos dias que antecederam esta celebração e éramos agora convidados a partilhar o sumo espiritual destes dias mas, num grupo de pessoas vindas de grupos CVX diferentes do nosso. É uma experiência muito boa que nos ajuda a relembrar que a partilha em CVX não é dependente de um grupo de pessoas específico, mas de uma atitude inspirada pela presença de Cristo no meio de nós.
Regressei a casa, por outro caminho (literalmente), e de coração cheio.
Agradeço a todos vós o convite para estar convosco nesse dia!
Luís
EN CVX-P