A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

07 janeiro 2018


The Adoration Of The Magi
By Stanley Cooke

E, tendo nascido Jesus em Belém de Judeia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do Oriente a Jerusalém,
Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente, e viemos a adorá-lo.
Mt 2, 1-2

O gesto dos Magos: vêem a Estrela, põem-se a caminho e oferecem presentes.

E nós, vemos a Estrela? 

Precisamos de uma meta que nos leve Mais longe, que nos leve a manter alto o olhar
Mas, será que ainda podemos levantar os olhos ao Céu? Sabemos sonhar, ansiar por Deus, esperar a Sua novidade? 
Sejamos como os Magos que viram uma estrela despontar: era a Estrela de Jesus, que não ofusca, mas, gentilmente, convida.

A Estrela de Jesus orienta-nos e permanece
A Estrela do Senhor não ofusca, mas orienta-nos e permanece; serena-nos e faz-nos experienciar, como aos Magos, uma imensa Alegria; ela convida-nos a caminhar.

“pôr-se a caminho”: uma ação nuclear para encontrar Jesus. Esta Estrela convida a caminhar, às vezes, arduamente… a vida e as suas imensas variáveis. Jesus deixa-se encontrar por quem o procura, mas, para encontrá-Lo é preciso ir, sair, arriscar, (de)inquietarmo-nos e (des)acomodarmo-nos.

Para encontrar Jesus é preciso entrar em ação
Para encontrar Jesus, é preciso colocarmo-nos em movimento, pormo-nos a caminho, sempre e sem cessar. Para encontrar o Menino, é preciso arriscar: descobrir a Sua ternura e o Seu Amor.

Pormo-nos a caminho não é fácil. Os Magos falam pouco e caminham muito, prostram-se junto à manjedoura: “oferecem dons”. Jesus está ali para oferecer a Sua vida e Salvação, e os Magos oferecem-lhe o que têm de mais precioso: “ouro, incenso e mirra”.

Oferecer/doar
São tantos os dons agradáveis a Jesus … são dons gratuitos, que nos compõem como cristãos.

Este ano a CVX-BI coloca junto da manjedoura, a Oração e a Comunhão da mesma. Lança a dinâmica a Intenção do Mês – atividade concretizada através do Blog e como?

Em cada mês seremos convidados a ter presentes na nossa Oração os aniversariantes da nossa Comunidade. E também em cada mês são enviadas, por email, para mim (Sofia Preto) a intenção/o desejo de se sentirem acompanhados na Oração e promover assim a Comunhão da mesma. Serão publicadas de forma anónima.

Assim, comunitariamente, oferecemos à CVX-BI a nossa Oração, o nosso tempo e de algum modo os nossos dons. Recordando as palavras do Papa Francisco «Senhor, fazei-me redescobrir a alegria de doar», vamos dando espaço à ingénua e espantosa Alegria de dar.