A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

31 outubro 2013

Ecos da Assembleia Responsáveis - Soutelo, 4 a 6 Outubro 2013

      


           A Equipa Nacional CVX reuniu-se com as diversas Equipas Regionais e Equipa de Formação, em Assembleia de Responsáveis, tendo como pano de fundo a partilha dos ecos da Assembleia Mundial da CVX – Líbano 2013, centrada no tema “Das nossas raízes para as nossas fronteiras”.

Todos os participantes tiveram oportunidade de previamente tomar contato com os principais documentos emanados da Assembleia Mundial, tais como a intervenção do Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Adolfo Nicolás, bem como as apresentações intituladas “Corpo Apostólico Laical”, “Desafios da missão CVX” e ainda uma reflexão “Não há futuro sem colaboração” sobre a pertinência da colaboração entre a CVX e a Companhia de Jesus.

Estes textos foram depois analisados, em trabalhos de grupo, apresentando-se em plenário as principais conclusões dos conteúdos em reflexão, numa perspetiva de discernimento sobre o modo como esses documentos e as conclusões da Assembleia Mundial podem orientar a CVX-P na preparação da Assembleia Nacional, a realizar em março de 2014.

 Estes documentos bem como o das considerações finais da Assembleia Mundial, já disponível em português, serão disponibilizados para todos os elementos CVX da nossa região para que conheçamos mais e melhor os caminhos por onde evolui a CVX.

Além disso pretende-se que nos motivemos a participar num encontro a nível regional, no próximo dia 7 de dezembro, orientado pela Presidente da CVX-P, Teresa Sabido Costa, que vem propor uma reflexão sobre os referidos documentos e ainda partilhar a experiência vivida como delegada à Assembleia Mundial.