A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

15 outubro 2013

Recomeçar...

Após um período de interregno para férias, retomamos as nossas reuniões quinzenais de CVX, numa atitude de renovação e compromisso, deixado na última reunião de avaliação.

É sempre bom o recomeçar, termos a humildade de reconhecer que nem sempre damos espaço às coisas de Deus, mesmo quando a nossa atividade no dia-a-dia seja mais reduzida, quer no período de férias ou em outra situação qualquer.

O iniciar das reuniões de CVX, não é mais nem menos, o tomar consciência do lugar que reservamos aos apelos do Senhor, em todas as dimensões da nossa vida.

Recomeçar é a oportunidade que Deus nos dá diariamente, em cada dia da nossa efémera existência humana, para nos deixarmos transformar e moldar pelo Seu amor. Por intermédio da CVX partilhamos as nossas vivências quotidianas, tendo sempre como objetivo comum estas interrogações: Qual é a minha verdadeira missão como cristão nos dias presentes? Qual é meu papel como membro da Comunidade de Vida Cristã?

A oração deve ter um espaço central como fonte primordial no alimentar da nossa fé. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são o testemunho desse compromisso, para além dos verdadeiros alicerces, onde assenta toda a nossa espiritualidade.

O recomeçar é ter consciência de todas as nossas fragilidades humanas e, com essas fragilidades, Deus faz-se sentir presente por intermédio do Seu convite incessante, independentemente das mil e uma desculpas que encontramos, para justificarmos a falta de confiança no Seu Amor.

Numa homilia o Papa Francisco referiu: Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada! Ao invés, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada.

Que neste início do ano procuremos encontrar através da oração, as resistências necessárias para não deixarmos fechar a portas do nosso coração ao Espírito do Senhor.
                                                                                                             Gilberto Pires,
                                                                                                                         5ª Semana