A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

16 abril 2024

Olhares sobre o Dia Mundial CVX

 

Os compromissos permanentes de alguns membros da CVX relembram-nos que se nos abrirmos à presença interior do Senhor, esta escuta torna-se uma escuta fecunda nas nossas vidas.

“Senhor ajuda-nos a avançar, mostra-nos o caminho” foi a graça pedida para a celebração do dia Mundial da CVX deste ano e é de facto o que precisamos enquanto comunidade. Gosto sempre de participar nesta celebração anual pois faz-me sentir parte de um corpo maior. Também foi bonito sentir a alegria de celebrarmos juntos mais um ano da comunidade e que este ano nos reuniu em maior número do que habitualmente.

Ao longo do dia, fomos sendo conduzidos a envolvermos cada vez mais. Primeiro, fizemos memória e revisitámos o caminho percorrido até aqui enquanto CVX-P com a conversa “Há lugar à mesa”. E como é bom fazer memória pois ajuda a criar raízes, e a saber de onde vimos e como o Senhor nos vai acompanhando passo a passo e como há mais lugares nesta mesa para quem se quiser juntar...

Numa atitude interior de confiança celebrámos a Eucaristia com o Provincial Pe. Miguel Almeida sj, o nosso Assistente Eclesiástico Nacional Pe. José Eduardo Lima, sj e vários Assistentes Eclesiásticos Regionais. Os compromissos permanentes de alguns membros da CVX relembram-nos que se nos abrirmos à presença interior do Senhor, esta escuta torna-se uma escuta fecunda nas nossas vidas.

A dinâmica da tarde, depois do piquenique partilhado, foi bastante desafiante para mim. Ir gradualmente ao encontro de outros que não conhecia desinstalou-me: 1+1 (devo dizer que alguém me trouxe o outro 1 sem ter de ser eu o procurar…), depois juntaram-se dois grupos (2+2) e por último 4+4. Partilhámos as nossas vivências à luz do nosso Princípio e Fundamento e com o nosso olhar no caminho percorrido em CVX. E finalmente nos grupos de oito partilhámos o fruto das nossas conversas, que foram dados a conhecer a todos num padlet, uma aplicação de telemóvel, que é um quadro digital onde todos os grupos puderam partilhar o fruto das suas conversas (o que a tecnologia nos permite fazer rapidamente…)

Regressámos a casa depois de um dia que me/nos levou a dilatar um pouco mais o coração, onde Deus habita cada um de nós. E para manter esta abertura de coração foi-nos proposto um desafio: “ao longo do ano, ter presente, de forma especial, o companheiro de caminho com quem iniciámos a partilha a par e passo, confiantes de que também no nosso coração, há sempre lugar para mais um.”

Foi um dia de alegria partilhada e cheio de graças…

Isabel Silva

Grão de Mostarda