A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

06 abril 2021


Há já a algum tempo que, no nosso grupo CVX, começámos a ser desafiadas a frequentar o curso de animadores. Fomos protelando a decisão, até que, no início deste ano CVX (2020/2021), tomámos a iniciativa de fazer a inscrição para nos lançarmos neste enorme desafio.

E, o que em determinada altura seria um curso realizado em dois fins-de- semana em Fátima, tornou-se um percurso de três fins de semana (dois em fevereiro e um em março), numa secretária, em frente a um computador, com entradas e saídas em salas Zoom, em grande grupo e/ou em pequenos grupos, ao jeito do que é possível fazer nesta altura que todos vivemos. Assim, o conforto de não ter deslocações e de estar em casa facilitou a disponibilidade, mas estar confinado a uma secretária e ecrã durante o fim de semana bem como a proximidade a todos os afazeres e solicitações, necessitou de empenho acrescido.

Foi um curso muito intenso e desafiador, mas cheio de novidades e carregado de aprendizagens, partilhas e reflexões, desde uma dimensão mais teórica a uma dimensão mais prática. Fizemos um caminho longo … desde a História da CVX, à dinâmica dos EE e do crescimento em CVX, passando entre outros temas, também pelo Princípio e Fundamento, Vocação como resposta ao chamamento, Itinerário da formação CVX, Animador como cuidador da Dinâmica CVX, a Missão CVX e por fim, pelo DEAA.

Mas, como seria de esperar foi, também, dada ênfase ao lado mais prático do papel de animador, e assim abordámos em pequenos grupos de trabalho, diferentes tópicos, desde como conduzir uma reunião CVX, como a estruturar e como resolver incidentes críticos que possam surgir numa reunião a como construir uma OV e qual o papel da avaliação numa reunião.

Foi um curso muito dinâmico e muito bem organizado e estruturado e assim, como um dos nossos pontos chave é a partilha, não faltaram também testemunhos, quer de discernimento individual, quer também comunitário, este com a experiência partilhada dos representantes da CVX-P à Assembleia Mundial de Buenos Aires

A frequência do curso de animadores estruturou, então, o caminho em CVX, deu bases, deu perspetiva. Como se o Princípio e Fundamento desse o mote de um início, de um crescimento, de uma opção consciente de caminho. Como animados operários damos o contributo na construção do reino, com uma opção tomada que nos envia plenamente livres para a diversidade da vida.

Ser animador, descobrimos, é a responsabilidade de animar espiritualmente o outro, de ser veículo do Espírito Santo para o irmão: é acima de tudo estar disponível para servirem comunidade.

Permanecemos no início da nossa caminhada!

Delfina e Guida

Grupo Água Viva