A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

26 novembro 2018

CresSer

Sábado, dia 17 de novembro, foi dia de CresSer em CVX .
O dia começou cedo para quem é de longe, mas foi com muita paz e alegria que todos nós chegámos a Viseu para o 1º encontro entre a CVX-BL e a CVX-BI.

Começámos com um período de acolhimento que nos preparou para a Eucaristia, que de forma tão familiar nos deu o ponto de partida ao curso de aprofundamento à CVX.
Tivemos da parte da manhã dois momentos distintos, dinamizados pela Isabel Silva que nos falou da “CVX – A sua identidade específica e história” e pelo P. Sérgio Nunes, sj que nos falou da “Dinâmica interna dos Exercícios Espirituais”.

Por necessidade de cumprir o horário do almoço de forma a não “atrapalhar” o serviço da cozinha, decidiu-se passar para o início da tarde a abordagem dos “Princípios Gerais – um fio condutor” pela Manuela Gorgel. Esta partilha de saberes teve de seguida um trabalho de grupo, em que nos foi proposto identificar as ideias chave dos Princípios Gerais (um Princípio Geral por cada um dos cinco grupos) e dessas ideias chave destacar a, que considerava o grupo, mais significativa, com posterior partilha, em plenário, ao grande grupo.
Aqui, a tarde já ia longa … a hora de regresso a casa estava a aproximar-se a passos largos e, tivemos mesmo de deixar a parte final do programa previsto por cumprir na totalidade. 

No entanto, em jeito de avaliação, fomos todos unânimes em considerar um dia em cheio, um dia em que esteve bem presente que o campo da CVX não conhece limites.
Mas não foi só trabalho e reflexão!!! Tivemos alguns, e bons, momentos de pausa que nos permitiu partilhar e conviver à mesa e não só … E ficou a promessa: para o ano há mais CresCer em CVX, com a sugestão de serem menos temas a trabalhar, para se poder dedicar mais tempo a cada um.

Foram muitos os que contribuíram para este dia tão gratificante e, a todos os que contribuíram para este dia e à organização, em especial, o meu Bem Haja, pelo acolhimento tão caloroso e por tanto que aprendi.
Guida Dias
Novo Grupo CVX-BI



O que foi o CresSer para Miguel Cunha

Para quem já se encontrava afastado da vida religiosa, o caminho de procura e de aproximação ao Senhor é solitário. Pelo menos parece ser. É um dualismo entre cada um e Deus.
Participar no CresSer, bem como em outras actividades da CVX, fez-me sentir que o caminho não é solitário. Há outros que, tal como nós, procuram crescer e amadurecer a sua Fé.
O que senti foi o agradável conforto de encontrar nos elementos da CVX a serenidade e felicidade de quem sabe que, não conseguindo ver o invisível, consegue estar com esse invisível.