A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

22 julho 2018

Realizou-se no passado dia 14 a "Caminhada de Encerramento do ano CVX-BI".

Começámos de manhã, em Valhelhas, com um grupo bem disposto e representativo dos diversos grupos que constituem a Comunidade da Beira Interior. 
De coração aberto e disponíveis para "caminhar", nos vários sentidos com que esta palavra nos desafia, fomos convidados a uma breve oração de louvor e agradecimento pela beleza e vida do local onde nos encontrávamos e por tudo quanto compõe a diversidade e riqueza do nosso mundo.

E, assim, com alegria iniciámos a caminhada, 

À luz da livre beleza
Que neste mundo acontece,
Num berço de natureza
Que a luz divina oferece.

O percurso (predefinido) fez-se com alguns quilómetros serra acima, a bom ritmo, mas com oportunos (e agradecidos!) momentos de paragem, oração e partilha: partilha de alimento, de algum cansaço, e de pensamentos resultantes dos pontos de oração e reflexão  que foram sendo propostos, ao longo do caminho. 
A pouco e pouco fomos avançando e chegámos lá, a esse ponto mais alto e exigente, como exigente é tudo quanto nos "puxa" mais para cima. 

Caminhámos, caminhámos,
Com passos nem sempre iguais.
E dos passos que traçámos 
Nasceu força para alguns mais.

A descida, mais fácil, muito conversada e muito animada, trouxe-nos de volta ao ponto de partida, onde, à sombra amiga das árvores, vivemos outro "passo" desta caminhada: a Eucaristia, celebrada pelo P. Luís Pardal, pároco de Manteigas (e nosso companheiro serra acima e serra abaixo), e participada num clima de recolhimento, paz e serena amizade.

Depois, ao almoço, com o mesmo espírito de autenticidade simples
  
À volta da grande mesa
Com abundância de "pão",
Partilhamos a certeza 
De oferecer gratidão.

A tarde quente, sem "escaldar" convidou a um tempo de pausa, onde coube tudo o que nos faz bem: a conversa entre amigos, o silêncio, o riso, o descanso, sentindo 

Como a vida nos ensina
A passar "de mão em mão"
Tanta coisa pequenina
Que acrescenta o coração! 

Depois, com o avanço da tarde,  pouco a pouco, fomos regressando a casa e à rotina, com a experiência de um dia cheio de movimento que, mais do que desentorpecer as pernas, estimulou o movimento interior de quantos se encontram e reveem no carisma CVX.



Cheguei ao final do dia cansada, sim, mas reforçada e muito alegre, porque senti esta caminhada, não só como atividade de "encerramento", mas como um passo em frente, no meu caminho em CVX.

Deixo um agradecimento a todos quantos intervieram nesta atividade, quer definindo o percurso, quer preparando e orientando os pontos de oração, quer estimulando à participação, quer providenciando os transportes. Foram muitos os que deram de si para que este fosse um encontro de amizade e alegria por tudo aquilo que a nossa "casa comum" nos oferece e nos convida a contemplar, partilhar e cuidar.

By Conceição Neves
Grão de Mostarda