A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

18 julho 2018

Espiritualidade, presentes na Vida Quotidiana e chamados a dar testemunho



Espiritualidade no Feminino. Mote para uma iniciativa da Junta de Freguesia de Castelo Branco que juntou três mulheres para falar de Espiritualidade: a investigadora Adelaide Salvado, a Irmã Adriana (Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada) e Sofia Preto (Comunidade de Vida Cristã, CVX-BI). Moderou o Padre Nuno Folgado, pároco de São Miguel da Sé - Castelo Branco. 
Será que a espiritualidade tem género? O tema foi abordado sob várias perspetivas, se haveria uma espiritualidade feminina e masculina, qual a importância da espiritualidade na vida quotidiana e a espiritualidade noutras religiões, nos agnósticos e nos ateus. 
Para a Irmã Adriana, a espiritualidade nasce connosco, e apesar de esta ser uma dimensão do ser humano, ela é da opinião que a vivência desta é diferente entre homens e mulheres. Segundo a Irmã, a mulher é mais sensível e delicada e tem mais facilidade em refletir sobre os aspetos do seu íntimo. Já a investigadora Adelaide Salvado apresenta vários testemunhos de místicos, homens e mulheres, que segundo ela apresentam uma linguagem espiritual idêntica, com uma profundidade semelhante, onde procuram um sentido para a vida, um Amor transformador. Aborda ainda a interação corpo e mente. Em representação da CVX (Grão de Mostarda), Sofia Preto afirma que a espiritualidade cristã define-se como uma vida de acordo com o Espírito de Deus, uma vida que nos pode fazer filhos e filhas de Deus e é um convite a um percurso. Este percurso depende da forma como o Espírito Santo toca a cada um de nós, independentemente de ser homem ou mulher. É importante para cada um, com as suas semelhanças e diferenças, saber interpretar e acolher esta relação com o Senhor e a Sua vontade para nós.  Esta forma de Vida orienta-nos na construção do Reino e na capacidade de ver Deus em todas as coisas e todas as coisas em Deus (Espiritualidade Inaciana). Segundo ela existe uma complementaridade entre a espiritualidade de cada um, independentemente do género. 
Houve ainda espaço para debate entre as conferencistas e o público assistente. 
Em jeito de conclusão foi unânime entre todas que a Espiritualidade serve o desejo de cada um de busca do sentido da vida, e que em última instância se traduz sempre no abrir-se ao outro, no Amor ao outro, à comunidade, independentemente do fio condutor dessa busca interior (religioso ou não religioso). Sendo uma forma de vida e de agir que se desenvolve e cresce. 
By Filipa Santos
Grão de Mostarda