A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

15 junho 2016


No passado dia 28 de maio realizou-se na Covilhã, na sala de Santo Inácio, da Paróquia de São Pedro, mais uma atividade promovida pela CVX- BI - o Encontro de Pentecostes - que este ano contou com a disponibilidade do P. Nuno Branco, sj.  Veio ajudar-nos a aprofundar o tema tão caro à Espiritualidade Inaciana, o do Discernimento.

Este encontro destinou-se não apenas a elementos pertencentes à Comunidade de Vida Cristã, mas também a todos quantos queriam participar, no entanto, verificou-se que a grande maioria das pessoas presentes pertencem a grupos CVX.

O tema foi abordado, dividido em três momentos, um olhar ao “antes de tomar decisões”, depois ao “como tomar decisões” e por fim uma abordagem aos “sinais indicativos de boas decisões”.

Estamos permanentemente a tomar decisões, algumas das quais não pressupõem grande discernimento devendo pois atender-se à proporção que existe entre o objeto de decisão e o tempo que gastamos a tomar a referida decisão. Neste encontro, o foco foi para as decisões a tomar, com impacto mais direto na nossa vida cristã, as quais devem ter como pano de fundo o buscar, encontrar e seguir a vontade de Deus para a nossa vida. Santo Inácio propõe um conjunto de regras, ferramentas que poderão ajudar neste caminho interior. O método inaciano inclui três passos, sentir, interpretar e reagir implicando a necessidade de se compreender a fundo os contornos de cada situação, devendo-se interpretar a realidade à luz da Vontade de Deus (Quem sou? O que se pretende? Em que fase me encontro? Quais as minhas necessidades? O que tem acontecido? O que me falta? O que me é pedido?) a finalidade (Para onde quero ir? O que Deus me chama a ser? A fazer?) e os critérios (Sei quem sou e sei para onde Deus me chama mas há que levar os critérios que me movem à oração, Qual a opção que mais me aproxima da minha vocação que é o Amor? O Amor é o fim? Qual a opção que mais me aproxima da maior glória de Deus? Esta deverá ser a grelha de leitura).

Para tomar uma decisão o primeiro passo é enunciar a questão que se me coloca, procurando que esta seja o mais concreta, prática, realista e possível conduzindo apenas a duas hipotéticas respostas: sim ou não. Santo Inácio propõe depois que me coloque na “reta intenção”, através da oração, pedindo a Deus a graça de que as intenções sejam ordenadas segundo a Sua vontade, a seguir o Seu caminho. Quem procura discernir deve incluir ainda a consideração afetiva (Como me sinto? Que moções? O que poderão significar? A nível afetivo onde sinto mais paz?) e a consideração racional (lucidamente, fazer uma ponderação racional elencando vantagens e desvantagens de cada hipótese de decisão). Apresento a decisão a Deus, pedindo a confirmação ao Espírito Santo, sinais que me confirmam a decisão, já que a confirmação vem purificar a decisão. Por fim, um momento de avaliação, atendendo aos sinais dos tempos, aos sinais do Espírito Santo, não esquecendo que na vida haverá sempre um desfasamento entre a ação de Deus e o reconhecimento dessa mesma ação divina (desfasamento entre presença de Deus na minha vida e o reconhecimento dessa presença). Os sinais de uma boa decisão são os sinais de Ressurreição, cuja leitura que fazemos é que Deus esteve aqui apesar de eu não ter dado conta na altura... Na procura destes sinais, quer os que vêm de dentro de mim quer os que vêm de fora através dos outros (que também me confirmam na minha decisão), há que distinguir consolação sensível (sensitiva) da espiritual (fonte de paz e ocasião de crescimento) bem como distinguir desolação sensível da espiritual. O sentimento não é o critério mas o crescimento (Esta decisão tomada está a abrir-me a Deus? Estou em paz com esta decisão? É uma Paz que concorre para o Amor, Esperança, Caridade?).
Terminámos o dia com um momento de oração individual e depois a celebrar a Missa, agradecendo ao Senhor a vinda do P. Nuno Branco e o modo simples e profundo com que nos falou de discernimento inaciano. Pedimos a graça de usar como chave de leitura para a vida de cada qual o olhar de Deus (sendo esta uma das grandes e boas decisões a tomar!).

Ana Teresa
5ª Semana