A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

CVX ...

O que é a CVX ?

A CVX é uma comunidade mundial de leigos, com Estatutos aprovados pela Igreja, assente na Espiritualidade Inaciana. A sua fonte de inspiração característica, para além das Sagradas Escrituras e do Sentido de Igreja, são os Exercícios Espirituais de S. Inácio de Loyola. As linhas orientadoras da CVX estão consignadas nos Princípios Gerais.

Como se constitui uma CVX…

Um grupo CVX é uma comunidade de partilha de vida, aprofundamento da fé e dinamização apostólica, procurando, como diz S. Inácio, “conhecer internamente Jesus Cristo, para em tudo amar e servir “.

Cada grupo é formado por 8 a 12 pessoas, um Animador e um Guia que garantam e promovam o desenvolvimento do processo CVX, seguindo as etapas do Plano de Formação e dos Exercícios Espirituais.



Metodologia das reuniões

Uma reunião-tipo exige, antes de mais, uma atitude de escuta e de partilha. Trata-se, então, de comunicar e avaliar a vida cristã que cada um tentou pôr em prática. Depois, são lançadas propostas, uma orientação de vida com textos e pistas, conforme a etapa do grupo, a fim de dinamizar aoração e a vida até à reunião seguinte.



O que é pedido a um membro CVX ?

Vontade séria e livre de progredir espiritualmente;

Presença assídua e pontual nas reuniões (quinzenais);

Dedicar um tempo diário à oração pessoal e à avaliação de vida;

Fazer os Exercícios Espirituais de S. Inácio, com regularidade;

Em solidariedade com a vida do grupo e domovimento, participar em encontros e celebrações dacomunidade alargada (CVX regional, nacional e mundial);

Em sentido de pobreza e de partilha com os pobres,contribuir com o pagamento das quotas para a ajuda aos mais necessitados e financiamento da instituição;

Empenho apostólico com sentido de Igreja, segundo a urgência ou necessidades do reino de Deus, em organismos eclesiais já existentes ou outros


Organização da CVX


A Comunidade Mundial CVX está presente nos 5 Continentes em cerca 60 países. A CVX conta com os seus Princípios Gerais, asAssembleias Mundiais, o Conselho Executivo Mundial (ExCo), o Secretariado Mundial, e as Equipas Nacionais e regionais.
Em Portugal. a CVX está organizada em 5 regiões (Braga, Porto, Beira Litoral, Beira Interior e Sul) onde se inserem cerca 100 grupos locais.




Para fazer parte da CVX ?

Os interessados devem contactar os responsáveis regionais que procurarão integrá-los num grupo já existente ou formar um novo.
A CVX-P tem ainda um sítio na Internet. www.cvxp.org, onde pode encontrar mais informações.






Equipa Regional da CVX-BI


Rui Brás
91 841 11 18

Isabel Figueiredo e Silva
91 952 91 16

Susel Fonseca
96 311 75 72

Carla Figueiredo
91 982 58 14

Pe. Hermínio Vitorino, sj.
964971410