A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

Fotos Passeios

Vale do Côa e Balsamão (2010)





























Entre o Douro e a Ordem de Cister (2009)









NOTAS DO PASSEIO:
No último fim-de-semana do mês de Outubro as previsões meteorológicas não eram nada favoráveis à realização de passeios, e a chuva e o nevoeiro que nos envolveram, perto da Serra de Montemuro fizeram questão em mostrar isso mesmo. Contudo é nesses momentos que damos valor ao mais importante. Éramos 25 pessoas, membros e amigos da CVX-BI, e a possibilidade de estarmos juntos, de nos conhecermos melhor, de convivermos e agradecermos diferentes dons, ultrapassaria qualquer dificuldade circunstancial.
Esta serenidade, de quem sabe onde assenta a sua esperança, teve mesmo efeitos imediatos, pois assim que chegámos a Peso da Régua o céu abriu e o sol brilhou. Acompanhou-nos durante o passeio de barco pelo rio Douro até ao Pinhão e ajudou-nos a apreciar aquele património paisagístico, cultural… mundial. As diferentes tonalidades cromáticas das encostas vinhateiras, ainda próprias da estação de Outono acentuavam ainda mais a beleza natural daqueles montes e vales adjacentes ao rio. Os socalcos, as vinhas, as adegas… toda uma paisagem que testemunha o esforço, o engenho e o compromisso das gerações que ali habitaram e habitam. A passagem pela Barragem de Bagaúste que apresenta um desnível de 27 metros, é também exemplo notório dessa intervenção humana.
O dia terminou na cidade de Lamego, onde pernoitámos mesmo ao lado do Santuário de Nª Srª dos Remédios, que apresenta uma excelente vista panorâmica sobre a cidade. No dia seguinte participámos na celebração eucarística do Santuário e realizámos uma pequena visita ao centro histórico da cidade, à Sé Catedral e tivemos tempo ainda de provar as famosas e típicas bôlas de Lamego.
Tomámos a direcção de S. João de Tarouca para visitarmos o 1º Convento da Ordem de Cister em Portugal, cuja 1ª pedra foi lançada pelo próprio Rei Afonso Henriques. Ao chegarmos ao local, um certo sentimento de tristeza nos evadiu pelo estado avançado de abandono e de ruína em que se encontra o mosteiro. Resta apenas a torre sineira e a Igreja do Mosteiro, que contém um dos maiores túmulos gótico do país (D. Pedro Afonso, 3ºConde de Barcelos, filho bastardo de D. Dinis) bem como a célebre tábua de São Pedro, da autoria de Vasco Fernandes (Grão Vasco) e/ou de seus discípulos. Aí pudemos contar com a preciosa ajuda do Sr. Caetano, fervoroso defensor do património da sua terra natal, para ficarmos melhor a conhecer o papel dos “monges brancos” na consolidação de Portugal. Nesta rota pela ordem de Cister visitámos ainda o Mosteiro de St Mª de Salzedas e a ponte fortificada de Ucanha.
Regressámos já de noite e um pouco cansados, mas animados por voltar a realizar estas actividades pois são oportunidades de conhecimento e crescimento da comunidade.




Por terras de Lafões (2008)











Loiola (2008)











Ávila e Alba de Tormes (2006)