A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

06 janeiro 2025

Encontro Reis & Reuniões Baralhadas

“Escutar o Senhor que me chama a este caminho concreto, 

que se chama CVX”


Foi no passado dia 5 de janeiro que a comunidade CVX-BI se reuniu para o habitual Encontro de Reis & Reuniões Baralhadas. Tivemos a Graça de ter a presença da Lúcia Barroso, nossa link da Equipa Nacional.

A manhã teve início com as partilhas em grupos “baralhados” da OV que foi previamente enviada a rezar a todos os grupos/membros da CVX- BI. Esta teve como Graça a pedir: “Escutar o Senhor que me chama a este caminho concreto, que se chama CVX”. 

Na OV, S. Paulo (1 Coríntios 12) recorda-nos que cada indivíduo recebeu do Senhor dons espirituais, que existem muitos tipos de dons espirituais, mas todos eles vêm do mesmo Espírito, sendo todos eles necessários e importantes. Paulo compara a igreja de Deus a um corpo, o “corpo de Cristo” encorajando os membros da igreja a usar os dons espirituais, concedidos pelo Espírito. Tal como as muitas partes de um corpo, todos os membros e dons são valorizados, independentemente da sua função e visibilidade.  As diferenças constituem e “constroem” o Corpo de Cristo, que existe na diversidade. Se todos os membros constituem um só corpo, se somos todos membros deste corpo, somos chamados a trabalhar juntos para o bem comum do Corpo de Cristo.

Após os momentos de partilha seguiu-se o plenário. Cada grupo, através do seu porta-voz deu eco do que foi partilhado. Os pontos da OV, passaram por :

❶ Fazer memória agradecida de como Deus nos vai falando e fazendo crescer na sua intimidade pela CVX; 

❷ Identificar aspetos constitutivos do ser CVX e de como esses aspetos de Ser CVX nos têm ajudado; 

❸ Avaliar o grau de identificação com este caminho 

❹ A questão do Compromisso CVX (temporário ou permanente).


Nos Princípios Gerais da CVX, estão previstas duas formas de compromisso: o Compromisso Temporário e o Compromisso Permanente (PG 10). Segundo o Plano de Formação da CVX-P, “o Compromisso Temporário corresponde e assinala o fim da etapa de Iniciação (o membro CVX faz uma opção pelo aprofundamento da busca e do discernimento, seguindo um desejo de clarificar e aprofundar a adesão à totalidade do estilo de vida CVX); O Compromisso Permanente, por seu lado, corresponde, no Plano de Formação, à consumação da etapa de Identificação e enquadra a fase sem termo da Missão. Conclui a formação inicial (mas não a continuada), rematando o processo de discernimento vocacional.”

O discernimento sobre a importância do Compromisso, foi uma oportunidade de percebermos um pouco melhor este caminho de discernimento. No âmbito da nossa caminhada em CVX, o tema Compromisso desperta em alguns de nós resistências e moções, entre as quais: o compromisso não se coloca como opção no momento de vida atual; ainda não foi sentido este apelo, este chamamento individual de Deus; não é sentida a necessidade de expressar publicamente, perante a comunidade esta vocação pessoal; mais do que o Compromisso é a Fidelidade à CVX e ao seu Carisma. As dúvidas e dificuldades contribuíram para que o plenário fosse frutificante.

Ouvimos alguns testemunhos de pessoas que, tendo já realizado este passo, partilharam connosco o seu sentir. A partilha da Lúcia Barroso fez-nos refletir nesta dualidade de “estar em CVX” e “ser CVX”, no seu discernimento do Compromisso como uma forma de Agradecer ao Senhor este caminho concreto a que foi chamada para seguir a Cristo e de pedir Fidelidade, para continuar a segui-lo. 

O nosso encontro terminou com o almoço e, apesar do dia chuvoso que se fazia sentir, possibilitou momentos de convívio, reencontros, a apresentação de dois casais que estão a caminho de entrar na Comunidade CVX- BI. Partilhámos e saboreámos iguarias. Fomos “membros de um só corpo”.


Ana Quelhas, CVX-BI