A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)
27 fevereiro 2019
26 fevereiro 2019
Conversas Com Graça, partilha
Conversas Com Graça, VOAR COM O ESPÍRITO SANTO
Castelo Branco, 17. fevereiro. 19
No passado dia 17 de março o Grão de Mostarda e a CVX-BI dinamizaram o encontro – Conversas Com Graça - em Castelo Branco na Casa de Santa Maria. Tivemos como orador o Professor Gabriel Magalhães, que muito gentilmente acedeu ao convite, para nos guiar numa partilha intitulada VOAR COM O ESPÍRITO SANTO.
Iniciámos esta caminhada guiados por uma voz serena e que de forma generosa nos centrou, primeiro na imagem exterior que temos do Espírito Santo: a pomba, as línguas de fogo, o sopro… Depois pediu-nos para passarmos para lá deste aspecto e movermos a nossa atenção para a sua interioridade. Convidou-nos a perceber o íntimo do Espírito Santo e como a Sua Alegria, Amor, Paz, Energia (fortaleza) e Lucidez nos possibilita viver de um modo mais profundo essa Sua Presença, chamá-Lo com amizade, tratá-Lo por um ‘petit nom’ e fazer do encontro mútuo e atento, uma Vida cheia.
Com este apelo, o Professor Gabriel sugeriu-nos de seguida a “Tomar um café com o Espírito Santo”! Bem ciente convida a disciplinar-nos, para que o olhar do nosso coração esteja mais atento e disponível a perceber como o Espírito Santo está em nós quando nós estamos com Ele. Ao educarmos esta nossa sensibilidade e ao aproveitarmos os caminhos do Espírito Santo: Batismo, Eucaristia, Credo, Crisma, Pentecostes e … precisamos voltar Àquele que dá Vida e nos centra no Outro, no respeito pela diversidade, na fraternidade e que nos leva a uma dimensão social mais eficaz e mais focada no Amor.
Pausadamente, levou-nos a perceber as nossas fragilidades, finitudes… e questionou: como podemos entristecer o Espírito Santo? Ao duvidar do nosso Eu, da nossa dignidade, da capacidade de ser e fazer, de nos perguntarmos se somos suficientes… neste seguimento o P. Sérgio referiu que entristecemos o Senhor com ‘a nossa falta de docilidade à realidade, como a dureza de coração e enganarmo-nos com o mal com aparência de bem. Complementando que o mal não nos engana. É mal e rejeitamos. O que nos engana é a aparência de bem.’
Todavia, Deus Misericordioso preza a nossa liberdade e permite a cada um decidir… respeita, embora entristecido. Por isso, há aqui uma enorme Graça - a Presença Amiga de Deus que perdoa, está sempre connosco e que nos vai propondo um Caminho - o Projeto de Amor.
Houve algumas perguntas por parte dos participantes o que possibilitou uma maior interacção e uma riqueza da tarde de partilha.
Termino a minha partilha com algo que me marcou além da excelente presença, testemunho e sabedoria do Professor Gabriel. A voz… que conduziu o encontro e que convidou a um momento de pausa tão ausente do nosso quotidiano e que tanto promove o regressar ao íntimo e ao ‘Petit nom’ com que devemos tratar quem amamos.
By Sofia Preto, GdM
CVX-BI
Subscrever:
Mensagens (Atom)