A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

31 outubro 2013

Ecos da Assembleia Responsáveis - Soutelo, 4 a 6 Outubro 2013

      


           A Equipa Nacional CVX reuniu-se com as diversas Equipas Regionais e Equipa de Formação, em Assembleia de Responsáveis, tendo como pano de fundo a partilha dos ecos da Assembleia Mundial da CVX – Líbano 2013, centrada no tema “Das nossas raízes para as nossas fronteiras”.

Todos os participantes tiveram oportunidade de previamente tomar contato com os principais documentos emanados da Assembleia Mundial, tais como a intervenção do Superior Geral da Companhia de Jesus, P. Adolfo Nicolás, bem como as apresentações intituladas “Corpo Apostólico Laical”, “Desafios da missão CVX” e ainda uma reflexão “Não há futuro sem colaboração” sobre a pertinência da colaboração entre a CVX e a Companhia de Jesus.

Estes textos foram depois analisados, em trabalhos de grupo, apresentando-se em plenário as principais conclusões dos conteúdos em reflexão, numa perspetiva de discernimento sobre o modo como esses documentos e as conclusões da Assembleia Mundial podem orientar a CVX-P na preparação da Assembleia Nacional, a realizar em março de 2014.

 Estes documentos bem como o das considerações finais da Assembleia Mundial, já disponível em português, serão disponibilizados para todos os elementos CVX da nossa região para que conheçamos mais e melhor os caminhos por onde evolui a CVX.

Além disso pretende-se que nos motivemos a participar num encontro a nível regional, no próximo dia 7 de dezembro, orientado pela Presidente da CVX-P, Teresa Sabido Costa, que vem propor uma reflexão sobre os referidos documentos e ainda partilhar a experiência vivida como delegada à Assembleia Mundial.  
 


 

28 outubro 2013

Passeio 2013 - Piódão

Passeio CVX BI - 2013
Partimos da Covilhã, no passado dia 26 de outubro, por volta das 9h 23m. 
Indo em direção ao Piódão, nosso destino, o grupo composto por 11 adultos e 4 crianças, fez- se à estrada, passando pelo Tortosendo, Unhais da Serra, Pedras Lavradas, Teixeira, Vide, entre outras aldeias plantadas nas belas Serras da Estrela e do Açor.
Olhando para a beleza da natureza que nos envolvia, descobrimos na Foz D’Égua um Presépio cravado na encosta e um pequeno Santuário, onde fizemos uma pequena oração. Para chegar a este refúgio tivemos que atravessar uma ponte de madeira suspensa, que nos fez transportar para os filmes do “Indiana Jones”.
Chegados ao Piódão e pairando a ameaça de chuva, fomos à procura de um local para podermos almoçar. Encontrado o local, diga-se com excelentes vistas para a aldeia, foi tempo de nos deliciarmos com as saborosas iguarias que cada um levou. Estava tudo muito bom. Foi um momento agradável, onde reinou a boa disposição, contando até com um galheteiro tecnologicamente avançado. (Curiosos…vão ao próximo passeio…). Após o magnífico repasto, percorremos as ruas estreitas e acolhedoras desta aldeia presépio, visitando a capela de S. Pedro e a Igreja.
De tarde, acionámos o dispositivo 4x4 das viaturas e fomos em direção ao Monte do Colcurrinho, onde visitámos a capela da Nª Sr.ª das Necessidades. Daí pudemos presentear os nossos olhos e o nosso espírito com paisagens deslumbrantes. De seguida, partimos rumo ao Santuário de Nª Sr.ª das Preces, onde aproveitamos a tranquilidade do espaço para retemperar as energias com um delicioso lanche.
Antes de regressarmos à Covilhã tivemos mais um momento de oração.
Ora aqui fica o testemunho de mais um belo passeio, onde a alegria e boa disposição (e um galheteiro ultra moderno) foram ingredientes sempre presentes.
 
 


15 outubro 2013

Recomeçar...

Após um período de interregno para férias, retomamos as nossas reuniões quinzenais de CVX, numa atitude de renovação e compromisso, deixado na última reunião de avaliação.

É sempre bom o recomeçar, termos a humildade de reconhecer que nem sempre damos espaço às coisas de Deus, mesmo quando a nossa atividade no dia-a-dia seja mais reduzida, quer no período de férias ou em outra situação qualquer.

O iniciar das reuniões de CVX, não é mais nem menos, o tomar consciência do lugar que reservamos aos apelos do Senhor, em todas as dimensões da nossa vida.

Recomeçar é a oportunidade que Deus nos dá diariamente, em cada dia da nossa efémera existência humana, para nos deixarmos transformar e moldar pelo Seu amor. Por intermédio da CVX partilhamos as nossas vivências quotidianas, tendo sempre como objetivo comum estas interrogações: Qual é a minha verdadeira missão como cristão nos dias presentes? Qual é meu papel como membro da Comunidade de Vida Cristã?

A oração deve ter um espaço central como fonte primordial no alimentar da nossa fé. Os Exercícios Espirituais de Santo Inácio são o testemunho desse compromisso, para além dos verdadeiros alicerces, onde assenta toda a nossa espiritualidade.

O recomeçar é ter consciência de todas as nossas fragilidades humanas e, com essas fragilidades, Deus faz-se sentir presente por intermédio do Seu convite incessante, independentemente das mil e uma desculpas que encontramos, para justificarmos a falta de confiança no Seu Amor.

Numa homilia o Papa Francisco referiu: Quando não rezamos, fechamos as portas ao Senhor para que Ele não possa fazer nada! Ao invés, diante de um problema, de uma situação difícil, de uma calamidade, a oração abre as portas ao Senhor para que Ele venha. Ele refaz as coisas, Ele sabe arranjar as coisas, colocá-las no lugar. Rezar é isso: abrir as portas ao Senhor. Se as fecharmos, Ele não pode fazer nada.

Que neste início do ano procuremos encontrar através da oração, as resistências necessárias para não deixarmos fechar a portas do nosso coração ao Espírito do Senhor.
                                                                                                             Gilberto Pires,
                                                                                                                         5ª Semana

13 outubro 2013

Nova Equipa regional CVX-BI


No passado dia 15 de setembro deu-se início a mais um ano de atividades CVX BI. O encontro decorreu, como tem sido habitual, nas instalações da Paróquia de São Pedro, na Covilhã.
Depois do acolhimento, no programa deste ano constava a eleição de dois novos elementos para a Equipa Regional. Foram eleitas a Célia Mateus (“Grão de Mostrada”) e a Ana Teresa Brás (“5ª semana”) que substituíram a Susel Fonseca e a Carla Figueiredo que cessaram as suas funções. Seguiu-se um momento de oração e de envio da nova Equipa Regional, agora constituída pela Sílvia Almeida, pelo Paulo Fael, pela Célia Mateus, pela Ana Teresa Brás e pelo P. Hermínio Vitorino sj, assistente regional.  
Por último, e para terminar o encontro, participou-se na Eucaristia das 19 horas da Paróquia.