A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

31 janeiro 2024

Assembleia Responsáveis 21 e 22 Janeiro 2024, Coimbra

      Nos dias 20 e 21 de Janeiro decorreu no Seminário Maior de Coimbra, a Assembleia de Responsáveis (AR) CVX-P, preparada com a simpatia e o acolhimento da região Beira Litoral (BL). Por parte da Equipa Regional da Beira Interior (ER_BI) estiveram presentes a Filipa Santos, o Rui Brás e o Pe. José Eduardo Lima sj.

A Assembleia teve como graça “Senhor, ajuda-nos a avançar, mostra-nos o caminho” com o desejo de unir a Comunidade, redescobrir a nossa vocação dentro da Igreja e conhecer melhor a nossa comunidade, indo ao encontro do outro. A Equipa Nacional (EN) deu informação sobre algumas atividades em curso, nomeadamente a organização da Equipa Nacional de Comunicação e todas as ferramentas que estão a ser introduzidas para a melhoria da comunicação, a participação da CVX-P na rede europeia de ecologia, das eleições para a EuroTeam (equipa europeia da CVX) e ainda da Equipa de migrações.

Um dos pontos principais foi o tema da Proteção e Cuidado na CVX-P, apresentado pela Marta Rebelo e Rita Marques (CVX Sul), ajudando a AR a responder ao apelo do Papa Francisco, que em 2018 na Carta ao Povo de Deus chamou a atenção para a realidade dos abusos na Igreja, apelando a cada batizado para que se envolva ativamente pedindo uma conversão comunitária. Além disso em Março de 2022, o Secretariado Mundial CVX (Ex-Co), também enviou às Equipas Nacionais uma Standing Order (nº16), convocando à implementação de uma política de proteção e cuidado de menores e adultos vulneráveis. Após as partilhas e esclarecimento de questões, a AR assumiu o compromisso de implementar uma cultura de proteção e cuidado na CVX-P, com a colaboração dos elementos da CVX que se têm dedicado mais ao tema dos abusos na Igreja. O documento final está a ser redigido para ser assinado por todas as equipas regionais e apresentado à Comunidade.

Outro ponto importante da AR foi a organização das comemorações dos 50 anos da CVX em Portugal. Será um ano de festa e compromisso com início a 23 Março de 2024 e término a 22 Março de 2025 e irá considerar 3 aspetos principais:  1. Memória agradecida dos últimos 50 anos; 2. A CVX em Portugal hoje; 3. A CVX para os próximos 50 anos. Será apresentado em breve.

Neste sentido, enquanto Comunidade da Beira Interior, procuremos estar mobilizados e animados para participar neste ano jubilar e desde já a estarmos TODOS presentes no Dia Mundial CVX 23 Março 2024 !

 Filipa e Rui