A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

20 março 2019


“Comunidade de Vida Cristã: Identidade e Sentido de Pertença”

Em tempo de Quaresma, a equipa de serviço da CVX-BI desafiou a nossa Presidente Carla Rebelo a vir até à Covilhã para nos fazer um refresh sobre o tema “Comunidade de Vida Cristã: Identidade e Sentido de Pertença”.

No domingo, 17 de março, a partir das 9 da manhã, juntámo-nos no edifício da Biblioteca da Universidade da Beira Interior, desfrutando de um belo enquadramento primaveril. A Carla apresentou-nos os pontos, a partir do Princípio Geral 12, que recordámos: “O estilo de vida da Comunidade de Vida Cristã compromete os seus membros, com o auxílio da comunidade, a buscar um contínuo crescimento pessoal e social que seja espiritual, humano e apostólico.” Seguiu-se uma dinâmica de oração individual e em pequeno grupo, onde fomos convidados a “Rezar aquilo que nos tira força & não deixa que Deus se mostre através de nós” e “Rezar aquilo que nos dá força & deixa que Deus se mostre através de nós”. Partilhámos depois em grande grupo, percebendo que Deus nos fala de formas diversas, nas várias circunstâncias da nossa vida e que, também cada um de nós, é chamado quotidianamente a fazer a diferença no seu contexto. Foi também a oportunidade para rever o “modo de proceder na partilha em pequeno grupo”, com especial enfoque nas potencialidades da segunda ronda.

Seguiu-se a Eucaristia na capela de S. Martinho, presidida pelo nosso Assistente Regional, P. Sérgio Diz Nunes, sj, onde nos sentimos alimentados com a Palavra do Senhor. Não podendo deixar de lado a vontade de conviver e de saciar a outra fome, passámos a um animado almoço, onde a tarte de lima marcou pontos…

Na visita guiada ao Museu dos Lanifícios experimentámos e vivenciámos a memória do mundo fabril onde as máquinas, os cenários e as expressões “urdir”, “dar fios”, “cerzir”… nos levaram às histórias e às recordações de um passado que foi a grande alavanca para o nosso futuro.

Muito animados pela Alegria do Encontro, agradecemos à Carla a sua presença amiga e fecunda na Beira Interior, sentindo que vamos fazendo caminho de abertura ao Espírito, em Comunidade de Vida Cristã…



Isabel Fael
17 de Março de 2019