A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

13 fevereiro 2016

"Preciso de amigos, antes de mais, para conhecer-me a mim mesmo."


Amizade

 
[] Jesus ensina-me e ilumina-me às vezes por si mesmo na profundidade da minha mente e, normalmente, através dos livros que leio e das pessoas que consulto. Deus atua através dos homens e assim acontece quando se trata da amizade e do amor, que é o que mais interessa na vida. Deus ama através dos homens. Jesus, o meu melhor amigo, faz-me sentir e viver o seu amor através dos homens e mulheres que pôs à minha volta, na minha família, na minha vida, no grupo religioso onde decorre o meu trabalho, a minha oração e a minha esperança ao longo de toda a minha vida. Jesus é o meu melhor amigo, e necessito de outros amigos ao meu lado que me façam sentir, expressar e viver com eles essa amizade suprema, que dá sentido a todas as outras.

 
Preciso de amigos, antes de mais, para conhecer-me a mim mesmo. O conhecimento próprio é o ponto de partida e a condição essencial de toda a procura espiritual, humana ou divina, e é um paradoxo ineludível que o conhecimento próprio não se pode adquiri a sós. Necessito de um espelho para ver o meu rosto. Necessito de um amigo para ver a minha alma; necessito da sua presença, da sua paciência, da sua intuição, das suas reações, do seu amor, para que reflitam os rasgos da minha alma, me iluminem a mim e ao meu próprio modo de ser, me revelem a mim, perante mim. O melhor do meu ser manifesta-se na amizade; a minha alegria, o meu humor, a minha ternura, a minha astúcia, o meu interesse pelos outros e a coragem para ser eu mesmo, tudo isso floresce de maneira espontânea e irreprimível quando me encontro na presença de um amigo que amo. Ele faz brotar as minhas melhores qualidades e dá-me o reflexo delas nesse quadro elogioso da minha melhor essência, revelado no seu amor por mim, na sua alegria em ver-me, na sua aceitação total de tudo o que sou tal como sou, do que às vezes me diz diretamente, de como me vê e como interpreta o que digo e o que faço. Um amigo fiel ao nosso lado, é a melhor ajuda para se conhecer a si mesmo sem véus que nos encubram e sem medo. []

 

In Carlos G. Vallés s.j. [1986]. Vivendo juntos. Braga: Livraria A.I.: 37-38.