A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

13 setembro 2015

Palavras de Vida

“Quantas Estrelas Pede a Tua Liberdade?”


Caminhada de Encerramento da CVX – BI 


Sobre esta pergunta «Quantas Estrelas Pede a Tua liberdade?» encerramos as atividades da Comunidade de Vida Cristã da Beira Interior (CVX-BI) do ano 2014/2015, que terminou com uma caminhada de aproximadamente 7 Km entre o Largo Relva da Reboleira Sameiro e Manteigas.

Conjugando o espírito de aventura no desfrutar do contato com a natureza e o convívio entre os vários caminhantes, individualmente fomos refletindo em forma de Exame de Consciência, sobre os diversos pontos que fomos convidados a rezar.

As pistas de oração que nos foram entregues ao longo do percurso, assentavam basicamente nas premissas das duas bandeiras de Santo Inácio de Loyola, e tinham como pano de fundo o relacionamento da nossa vida concreta (as coisas do Mundo) com a dimensão de Deus.
Através de várias questões, fomos avaliando o nosso percurso espiritual da mesma forma que íamos sentido as irregularidades do caminho, nas dificuldades sentidas nas subidas e descidas mais íngremes do percurso.

A Comunidade de Vida Cristã (CVX), que assenta os seus princípios nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, não é mais nem menos, o experienciarmos o testemunho de Jesus Cristo na vida de cada de um e, assim, fazermos caminhada com Ele, sempre numa atitude de relação com o outro, nos vários contextos onde estamos inseridos: família, amigos, trabalho, movimentos da Igreja, etc.

Esta caminhada, foi o reforçar da importância de viver em comunidade, e para a comunidade, contando com a participação dos familiares, amigos e outras pessoas em geral, numa atitude livre de se deixarem tocar pela presença de Deus, único e possível caminho que dá sentido e orientação à nossa vida.

Tivemos a presença dos Padres Jesuítas, assistentes espirituais nos vários grupos de CVX-BI, salientando a sua importância através da sua sabedoria, amizade, companhia e ajuda, nesta necessidade de fazermos caminho ao encontro de Deus, com o testemunho da experiência deixada por Santo Inácio, fonte inspiradora no descobrir da nossa relação intima com Jesus Cristo para chegar ao Pai.

Depois de alimentarmos o espirito, nos vários momentos de oração que pautou a nossa caminhada, chegou a hora de nos reunirmos todos no Centro Paroquial de Manteigas, que nos brindou com uma excelente refeição.

Por fim, houve lugar à entrega da “Estrela Dourada” a cada 'cvxista', com uma boa dose de humor e convívio, como forma de marcar uma das principais características de cada elemento da CVX-BI.

Terminámos este dia com a celebração da Eucaristia. A certeza de que Jesus tinha caminhado connosco, pois é Ele o Senhor que em cada momento do caminho se deixa tocar por cada um de nós (“Quem me tocou?”  Mc. 5,31)oferecendo-nos Vida em abundância e liberdade.


By Gilberto Pires CVX – 5ª Semana