A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

10 fevereiro 2014

Partilha ...


1. UM PENSAMENTO

Sinto-me, mais do que nunca, nas mãos de Deus. 
Foi isso que desejei toda a minha a vida, desde jovem. E é essa a única coisa que continuo a desejar agora. Mas com uma diferença: hoje é o Senhor que toma toda a iniciativa. 
Asseguro-vos que saber-me e sentir-me totalmente nas Suas mãos és uma profunda experiência.
(Padre Pedro Arrupe,  na sua renúncia como Geral da Companhia de Jesus)

Em que dimensão da minha vida sou chamado a colocar-me nas mãos de Deus? 
Sou capaz de estar TOTALMENTE nas suas mãos?



2. UM LINK


Um portal, em francês, que ajuda a descobrir e aprofundar a espiritualidade inaciana e que apresenta contributos e sugestões para a oração do dia-a-dia

Como tenho cuidado da minha oração diária? 
Sou criativo e empenhado em procurar novos modos de estar na presença de Deus?





3. UMA ORAÇÃO

«Senhor, salva-nos!»


Ó meu Deus, o meu coração é como um vasto mar agitado pelas tempestades: que ele encontre em Ti a paz e o repouso. Tu ordenaste aos ventos e o mar que se acalmassem e, sob a Tua voz, eles apaziguaram-se; vem apaziguar as agitações do meu coração, para que tudo em mim se torne calmo e tranquilo, para que Te possa possuir, Tu, o meu único bem, e Te possa contemplar, suave luz dos meus olhos, sem perturbação nem obscuridade. Ó meu Deus, que a minha alma, liberta dos pensamentos tumultuosos deste mundo, «se esconda à sombra das Vossas asas» (Sl 16, 8). Que encontre junto de Ti um lugar de renovação e de paz; e, repleta de alegria, possa cantar: «Deito-me em paz e logo adormeço, porque só Vós, Senhor, fazeis que eu repouse em segurança» (Sl 4, 9). 



Que a minha alma descanse, peço-Te, ó meu Deus, que descanse da lembrança de tudo o que está sob o céu, que desperte unicamente para Ti, como está escrito: «Eu durmo, mas o meu coração vela» (Ct 5, 2). A minha alma só está em paz e em segurança, ó meu Deus, debaixo das asas da Tua protecção (Sl 90, 4). Que ela permaneça eternamente em Ti e que seja abraçada pelo Teu fogo. Que, elevando-se acima de si própria, Te contemple e cante alegremente os Teus louvores. No meio das inquietações que me agitam, que os Teus dons sejam a minha suave consolação, até que eu chegue a Ti, ó verdadeira paz.
Santo Agostinho (354 -430) Bispo de Hipona (Norte de África) e Doutor da Igreja 

Meditações, cap. 37 
Onde,
Em quem, 
Em quê,
              busco consolação para as inquietações e medos que me agitam?



4. UM LIVRO





 Fundamental em oração é responder à pergunta: quem é o meu Deus?












Paula Rabaça, 5ªSemana