A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

15 janeiro 2014

Os Profissionais

A nossa Comunidade...

A história da nossa Comunidade remonta a 1984, e formou-se numa linha de continuidade da caminhada CVX, anteriormente iniciada em Coimbra por alguns elementos, então estudantes universitários.
Desde logo escolhemos para nome do grupo “Profissionais”, pelo facto de todos os elementos já se encontrarem a exercer uma profissão, e ser para nós claro que ela deveria ser marcada pelos valores humanos e evangélicos, a que a CVX nos desafiava.
Se, numa fase inicial, a comunidade esteve centrada no seu crescimento espiritual, e no aprofundamento da Espiritualidade Inaciana, pouco a pouco foi sendo discernida em grupo, a necessidade de uma intervenção concreta, em diversos aspectos da vida, onde cada qual e de uma forma mais esclarecida, tem sido chamado a intervir.
A nossa missão ou serviço tem assumido diversas formas: nas paróquias, através do serviço à Catequese e animação de grupos CVX, no testemunho pessoal, dos valores humanos e evangélicos, quer na profissão, quer na convivência na sociedade onde nos sentimos integrados e atuantes também em organizações civis, religiosas e políticas.
Em cada ano que passou, fomos sentindo cada vez mais a exigência de professar a nossa fé de uma forma esclarecida e refletida e de estarmos atentos e abertos aos desafios que a Comunidade nos coloca, tanto a nível local como nacional.
Foi também nesse espírito que sentimos que era chegada a hora de trazer à existência a “Região Beira Interior”, para a qual o nosso assistente e os elementos do nosso grupo deram o seu contributo inicial.
Foram-se criando outros grupos na Covilhã e mais um em Castelo Branco e presentemente somos quatro grupos cheios de história, desejo de crescimento e muitas atividades conjuntas.
A Cvx “Profissionais” foi recentemente renovada e somos agora onze: Alice Matos, Celina Pires, Isabel Fael, Joel Rodrigues, Maria do Carmo Abrantes, Maria José Soares, Paulo Fael, Paulo Lopes, Vítor Santos, Susel Fonseca e o Padre Manuel Vaz Pato é o nosso Guia.

Alguns passos...