A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

05 novembro 2012

Falando do passeio CVX



Passeio CVX 2012
Nos dias 27 e 28 de outubro de 2012 realizou-se mais um Passeio da CVX-BI, desta feita com destino a terras do Minho: Guimarães e Braga. Entre membros CVX, familiares e amigos éramos um grupo de 23 pessoas que aceitámos o convite da CVX-BI para um momento de passeio, descoberta e convívio, acompanhados pelo nosso assistente regional, Pe. Hermínio Vitorino, sj.
A primeira paragem foi Guimarães, capital europeia da cultura, onde visitámos a Penha. Ali perto encontra-se a Casa de Sicar, um espaço de acolhimento, interioridade e criatividade pertencente a uma Fundação, criado no seio da Igreja, vocacionado para acolher pessoas que queiram cuidar da vida espiritual, procurando o encontro consigo próprias e com Deus. Nesse espaço, o nosso grupo foi amavelmente acolhido pela Alzira Fernandes, que nos abriu as portas da Casa de Sicar, onde para além de podermos partilhar a merenda, pudemos disfrutar de um belo local onde sobressai o valor da simplicidade e do serviço ao próximo.
Ainda nessa tarde fomos até ao centro da cidade de Guimarães onde fizemos um pequeno passeio pela zona histórica. Passámos em Braga, onde se seguiu uma visita guiada à capela “Árvore da Vida”, no Seminário Conciliar de Braga. Esta capela foi construída em 2010, toda em madeira, tendo sido recentemente reconhecida com o prémio “Edifício do Ano 2011”, por um site de arquitetura (ArchDaily). O Pe. Joaquim Félix, vice-reitor deste seminário e também um dos principais responsáveis da conceção da capela, levou-nos a conhecê-la, explicando-nos, com sabedoria, que ali cada detalhe foi pensado e inspirado na Bíblia, num permanente diálogo entre a Arte e a Teologia.
A noite começava a cair e rumámos até à Casa da Torre, no Soutelo, onde nos aguardavam quatro elementos CVX de Braga (nomeadamente do grupo Krysis) que nos acolheram com entusiasmo e com quem nos sentimos em “família alargada”. Jantámos e ensaiámos um serão de cantoria e boa disposição. À semelhança do que aconteceu no ano passado, no Passeio CVX a Évora, também desta vez se procurou promover o intercâmbio entre as duas regiões CVX.
Na manhã solarenga de Domingo fomos visitar o Mosteiro de São Martinho de Tibães, onde participámos na Eucaristia Dominical. Este Mosteiro foi fundado em finais do século XI, tendo sido ocupado no século XII pelos Beneditinos, vindo a tornar-se a Casa Mãe daquela ordem para Portugal e Brasil. Com a extinção das ordens religiosas masculinas foi parcialmente vendido em hasta pública tendo sido readquirido em 1986 pelo Estado Português que procedeu recentemente à sua recuperação.
Seguimos para Braga, onde almoçámos e passeámos pelas principais ruas da cidade (Jardins de Santa Bárbara, Sé Catedral), na companhia do Pe. José Frazão, sj que veio, simpaticamente, ao nosso encontro.
Chegava a hora da despedida e da partida, depois de um fim de semana bem passado, em boa companhia, ficando aqui o nosso bem-haja a todos quantos proporcionaram este momento de passeio, descoberta, convívio e acolhimento.
Ana Teresa Brás







(postado por Alice Matos)