A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

01 fevereiro 2012

DEAA - Discernir, Enviar, Apoiar e Avaliar






Tal como previsto no Plano de Actividades 2011-2012, teve lugar no passado sábado, dia 21 de Janeiro, o Encontro DEAA que decorreu na Igreja de S. Tiago, na Covilhã. Este encontro, orientado pela Teresa Cardoso que integra a Equipa Nacional e a Equipa de Formação, incidiu sobre os chamados “verbos de Nairobi”, discernir, enviar, apoiar e avaliar.
Na sua exposição a Teresa começou por nos situar na dinâmica do processo de crescimento em CVX centrando depois a nossa atenção na 4ª etapa, a do Discernimento Apostólico: é o horizonte de toda a vida em CVX; sem ele, estagna-se, como referiu. É através desta etapa que se passa para a concretização do Corpo Apostólico ao serviço da missão comum. E o que é esta missão comum? Não é levar os membros de uma comunidade a fazerem todos as mesmas coisas e a viverem a sua missão apenas como uma missão realizada em grupo. Como referiu, a união decorre muito mais da comunhão de modo de proceder e de estilo de vida do que de uniformidades externas.
Em seguida levou-nos a uma melhor compreensão do conceito de discernimento, evoluindo depois para o estabelecer de um paralelismo entre o discernimento individual e o discernimento comunitário através da continuidade entre o exame pessoal e o exame comunitário. Chamou a atenção para o facto do exame poder ser encarado como um círculo apostólico, com os seus quatro passos: discernimos, isto é, identificamos onde Deus mais nos falou; em oração avaliamos a qualidade da nossa resposta; pedimos apoio para ver bem e para crescer em fidelidade; e aceitamos o envio para continuar em missão no dia seguinte.
É esta dinâmica que nos é proposta para seguir no pequeno grupo em que, a uma primeira ronda de partilhas se segue um tempo de reflexão silenciosa, a fim de permitir ecoar em cada um o que mais o tocou, o desafiou, ou que resposta daria um sentido mais pleno à sua vida ou à sua comunidade. Sem discutir, seguir-se-á então um novo momento de partilha, confiando em que o Espírito guiará o grupo. Daqui resultará um outro nível de discernimento, de atenção e de valorização das moções que foram surgindo. Assim, ao exercitar a responsabilidade partilhada, ao mesmo tempo que se vai percebendo como Deus se serve da comunidade para ir moldando as contribuições individuais em missão de um corpo, cresce o sentido de missão comum. Dizer Círculo Apostólico ou DEAA será assim o mesmo que dizer Exame Apostólico Comunitário. Esta é a forma que a CVX hoje propõe para completar a unidade entre vocação pessoal e comunitária, pelo uso de ferramentas inacianas que permitem buscar e encontrar a Deus em todas as coisas.
Concluindo, sem a prática do Exame Apostólico Comunitário/Círculo Apostólico/DEAA, corre-se o perigo de separar a vida apostólica individual da vida comunitária em CVX, reduzindo esta a uma partilha espiritual e enfraquecendo o pilar apostólico”.
Amélia Monteiro


(postado por Alice Matos)