A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

30 dezembro 2010

Opção pelos mais pobres…

A opção preferencial pelos mais pobres não devia ser uma temática necessária a reflectir, a discutir, ou a meditar por parte das comunidades cristãs.
Tão simplesmente porque faz parte da essência do cristianismo.
Como ser cristão, discípulo e seguidor de Jesus se realmente não se faz essa opção pelos mais pobres no dia-a-dia?
Não é possível ser cristão de outra maneira, não é possível ser cristão sem esse olhar mais específico, sem essa atenção mais direccionada para os mais pobres, para os mais excluídos. Não pode ser de outra maneira… porque é Jesus quem nos ensina, quem nos convida, quem nos confirma….

Foi com esta interpelação que no passado dia 27 Novembro, na Paróquia S.Pedro, o Pe. Paulo Teia, sacerdote jesuíta, iniciou o encontro de formação “Opção pelos mais Pobres” promovido pela Comunidade de Vida Cristã da Região da Beira Interio (CVX-BI).

O Pe. Paulo, ao longo dos seus 21 anos na Companhia de Jesus tem sempre revelado uma grande sensibilidade, apelo e disponibilidade para o trabalho, o convívio e a amizade com os mais pobres, marginalizados e excluídos que vai encontrando por onde passa e vive. Actualmente reside na Comunidade S.Pedro de Claver, no Pragal (Almada), onde é professor de EMRC, e responsável principal do Centro Juvenil P. Amadeu Pinto, recentemente inaugurado e que já conta com cerca de 50 adolescentes e jovens dos bairros do Pragal e Monte da Caparica. É ainda Assistente Espiritual do Serviço Jesuíta aos Refugiados, Coordenador da Comissão do Apostolado Social da Província Portuguesa da Companhia de Jesus, e colabora também na nova Paróquia de S. Francisco Xavier. Destaque ainda para o trabalho desenvolvido em prol da comunidade de Rabo de Peixe, em S.Miguel (Açores) sendo assistente do projecto “Rabo de Peixe Sabe Sonhar”.


No encontro teve oportunidade de partilhar as suas vivências, as suas dificuldades, mas também a sua humildade, e testemunhar a certeza de quem sabe onde assenta o seu trabalho. Aliás na parte da manhã fez uma proposta de reflexão e oração precisamente para que cada um dos participantes se confrontasse directamente com 2 aspectos da dinâmica mais profunda da nossa vida: (1) é na medida que eu souber quem é Jesus para mim, que eu sei através d’Ele quem eu sou; (2) por outro lado a minha identificação, o meu seguimento, a minha intimidade com Jesus passa necessariamente por aceitar o Seu programa de vida.

E esse programa é bem claro… também Jesus escolheu preferencialmente os mais pobres. Toda a sua vida, desde o nascimento até à ressurreição, foi junto dos simples, dos excluídos, dos cativos, dos necessitados… dos pequenos.

E fez essa escolha não de uma maneira altiva, superior, fazendo juizos de valor, de quem espera retribuição ou recompensa…

Como nos explicava o Pe. Paulo Teia da parte da tarde, através da partilha da sua experiência espiritual e pastoral no Pragal e em Rabo de Peixe, é fundamental que esta abertura, esta partida ao encontro dos outros em condições desfavoráveis seja aberta às diferentes possibilidades, dando prioridade ao que existe, à realidade sem julgamentos, sem imposições, mas com a certeza que “Jesus ama aquelas pessoas mais do que eu; Jesus já lá estava antes de eu chegar”, citando directamente o Pe. Paulo Teia.

É fundamental construir laços de humanidade, de amizade e de compaixão, a partir de uma posição humilde e de serviço, sem querer ser mais alto, ou ser o protagonista, ou ver o outro como um simples objecto da minha acção.

Outro aspecto referido relaciona-se com a pobreza de quem vai ao encontro, de quem aprende a viver com o que tem, à luz da indiferença inaciana, pois sendo pouco ou muito (coisas, sentimentos, relações, sucessos) o fundamental é o amor de Deus que vem continuamente até nós, e que nos suporta e alenta. É precisamente nas nossas fragilidades, que se manifesta a força de Deus, pois só quando somos frágeis é que podemos ser sensíveis às fragilidades dos outros, e assim estamos em condições de podermos ser construtores de relações justas, por acção directa de Deus-Pai em nós.

É curioso como a pedagogia que Deus usa connosco é caminho para a podermos utilizar uns com os outros. Lembremo-nos de modo especial este tempo de Advento em que nos encontramos. Contemplemos o modo como Deus vem ao nosso encontro, como Deus estabelece uma relação connosco… não do alto, mas próximo, despojado, em humildade, de quem precisa de nosso amor e empenho, apesar das nossas pobrezas….Olhemos para este Deus que não desiste de nós, que continua a vir ao nosso encontro , que continua a acreditar em nós apesar das nossas respostas nem sempre serem fiéis ao Seu amor…

O Pe. Paulo Teia teve ainda a oportunidade de mostrar e explicar o projecto “ Rabo de Peixe Sabe Sonhar” desenvolvido junto das crianças e das famílias desta vila na ilha de S.Miguel, marcada por uma situação de real pobreza e miséria, onde coexistem de forma sucessiva diversos problemas como o álcool, a fome, a violência doméstica e o absentismo escolar. O projecto surge de um sonho continuado que acredita que as crianças de Rabo de Peixe podem mudar aquela realidade social, pois não carregam uma fatalidade. Por isso é um sonho que se vai concretizando, e que passa pela partilha de valores simples, pela incorporação de hábitos quotidianos básicos, pela assistência médica e escolar…No fundo sonhar com um futuro melhor, porque é possível. Assim desde 2004 têm sido realizados colónias de férias para as crianças, cujo nº já ascende a mais de 250, sendo promovidos ao longo do ano (Natal e Páscoa) fins-de-semana de formação de animadores locais. No verão deste ano foi ainda realizado a primeira mini colonia de férias com as mães das crianças.

Em suma….
Será que é legítimo colocar a um cristão, a questão concreta de fazer ou não uma Opção pelos mais pobres?
Geralmente fazem-se opções quando há alternativas …. Neste caso não há!!!

Como nos dizia o Pe. Paulo Teia, as palavras de Jesus na Sinagoga em Nazaré são as nossas se soubermos verdadeiramente quem é Jesus … «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me a proclamar a libertação aos cativos e, aos cegos, a recuperação da vista; a mandar em liberdade os oprimidos, a proclamar um ano favorável da parte do Senhor». Lc 4, 18-19

Rui Brás