A nossa Comunidade é formada por cristãos: homens e mulheres, adultos e jovens, de todas as condições sociais que desejam seguir Jesus Cristo mais de perto e trabalhar com Ele na construção do Reino, e reconheceram na CVX a sua particular vocação na Igreja (PG4)

21 janeiro 2025

II Assembleia Responsáveis, 18 e 19 janeiro, Leiria

Nos dias 18 e 19 de janeiro decorreu no Seminário de Leiria, a 2ª Assembleia de Responsáveis (AR) da CVX.P, 2024/25, onde estiveram a Equipa Nacional (EN), as Equipas Regionais (ER), a Equipa de Formação, e foram ainda convidadas a estar representadas as Equipas da Juventude e da Ecologia.  

Da Equipa Regional da Beira Interior (ER-BI) estiveram presentes a Filipa Santos, o Paulo Costa, e o Pe. José Eduardo Lima, sj, assistente da ER-BI e da EN. 

Partilhamos convosco alguns dos aspetos mais importantes que resultaram desta AR que teve como Graça a Pedir: “Senhor ajuda-nos a avançar, mostra-nos o caminho para unir a Comunidade”. 

O encontro teve início com um momento de oração comunitária, seguindo-se a oração individual, a partir da OV que a EN enviou previamente para as ER rezarem individualmente e prepararem a partilha em equipa, e assim, continuarmos o discernimento comunitário que iniciámos na anterior assembleia, em que buscámos os caminhos que percebemos serem aqueles que mais ajudam a unir e dar um maior sentido de comunidade a todos os membros CVX em Portugal e em cada uma das nossas regiões.

Depois da oração individual, teve lugar um momento de Conversação espiritual para partilha em pequenos grupos. Por fim, em plenário, cada grupo apresentou os caminhos que identificou como os que suscitam maiores dificuldades no aqui e agora da CVX na minha região e em Portugal e o porquê de os sentirmos como desafio.

Na parte da tarde, houve um novo momento de oração individual antes dos grupos se voltarem a reunir em Conversação espiritual para partilhar o resultado do que foi refletido e rezado e trazer ao plenário os caminhos que foram identificados como os que mais fruto e integração da comunidade encontraram e de que modo ao identificar as fragilidades que em cada caminho são apontadas, podemos torná-las forças para construímos mais comunidade.

Salientamos os caminhos mais referidos pelos grupos: 

Valorizar a CVX como vocação laical;

Atenção mais cuidada aos membros dos nossos pequenos grupos, ao modo como acolhemos quem quer entrar, à linguagem que usamos; como acompanhamos aqueles que são nomeados e o modo como se nomeiam para as diversas equipas de serviço;

Maior formação e utilização das ferramentas próprias da Espiritualidade Inaciana, nomeadamente o discernimento apostólico individual e comunitário;

Conhecimento e prática do Processo de crescimento em CVX 

Criar relações de proximidade: entre e com os guias e animadores, equipas de serviço, cuidar de todos os membros.


Este foi o segundo passo num caminho de discernimento comunitário em três tempos proposto pela EN. Caminho onde teremos oportunidade de nos deixar tocar pelo Espírito, na escuta do que Ele nos indicar como formas de fazer crescer em nós um maior sentido de pertença e identificação com a Comunidade de Vida Cristã. 

À noite teve lugar um momento lúdico que proporcionou momentos de muita alegria, confraternização e aprendizagem.

O 2º dia de Assembleia teve início com a Missa, seguindo-se a partilha na “Palavra às regiões”, durante a qual foram trazidas as vivências e experiências, consolações e desolações, bem como olhar e sentir os grupos, animadores e guias, identificando os aspetos que mais necessitam de atenção e cuidado. 

Na parte da tarde, decorreu a apresentação do trabalho desenvolvido pelos pelouros EN: Equipa de Juventude e Equipa de Ecologia.

Por fim, foi feito um apelo a todos os membros da CVX para estarem presentes no próximo Dia Mundial da CVX, que terá lugar nas instalações do antigo CAIC (Cernache, Coimbra) no próximo dia 23 de Março.

Paulo Costa, CVX-BI





06 janeiro 2025

Encontro Reis & Reuniões Baralhadas

“Escutar o Senhor que me chama a este caminho concreto, 

que se chama CVX”


Foi no passado dia 5 de janeiro que a comunidade CVX-BI se reuniu para o habitual Encontro de Reis & Reuniões Baralhadas. Tivemos a Graça de ter a presença da Lúcia Barroso, nossa link da Equipa Nacional.

A manhã teve início com as partilhas em grupos “baralhados” da OV que foi previamente enviada a rezar a todos os grupos/membros da CVX- BI. Esta teve como Graça a pedir: “Escutar o Senhor que me chama a este caminho concreto, que se chama CVX”. 

Na OV, S. Paulo (1 Coríntios 12) recorda-nos que cada indivíduo recebeu do Senhor dons espirituais, que existem muitos tipos de dons espirituais, mas todos eles vêm do mesmo Espírito, sendo todos eles necessários e importantes. Paulo compara a igreja de Deus a um corpo, o “corpo de Cristo” encorajando os membros da igreja a usar os dons espirituais, concedidos pelo Espírito. Tal como as muitas partes de um corpo, todos os membros e dons são valorizados, independentemente da sua função e visibilidade.  As diferenças constituem e “constroem” o Corpo de Cristo, que existe na diversidade. Se todos os membros constituem um só corpo, se somos todos membros deste corpo, somos chamados a trabalhar juntos para o bem comum do Corpo de Cristo.

Após os momentos de partilha seguiu-se o plenário. Cada grupo, através do seu porta-voz deu eco do que foi partilhado. Os pontos da OV, passaram por :

❶ Fazer memória agradecida de como Deus nos vai falando e fazendo crescer na sua intimidade pela CVX; 

❷ Identificar aspetos constitutivos do ser CVX e de como esses aspetos de Ser CVX nos têm ajudado; 

❸ Avaliar o grau de identificação com este caminho 

❹ A questão do Compromisso CVX (temporário ou permanente).


Nos Princípios Gerais da CVX, estão previstas duas formas de compromisso: o Compromisso Temporário e o Compromisso Permanente (PG 10). Segundo o Plano de Formação da CVX-P, “o Compromisso Temporário corresponde e assinala o fim da etapa de Iniciação (o membro CVX faz uma opção pelo aprofundamento da busca e do discernimento, seguindo um desejo de clarificar e aprofundar a adesão à totalidade do estilo de vida CVX); O Compromisso Permanente, por seu lado, corresponde, no Plano de Formação, à consumação da etapa de Identificação e enquadra a fase sem termo da Missão. Conclui a formação inicial (mas não a continuada), rematando o processo de discernimento vocacional.”

O discernimento sobre a importância do Compromisso, foi uma oportunidade de percebermos um pouco melhor este caminho de discernimento. No âmbito da nossa caminhada em CVX, o tema Compromisso desperta em alguns de nós resistências e moções, entre as quais: o compromisso não se coloca como opção no momento de vida atual; ainda não foi sentido este apelo, este chamamento individual de Deus; não é sentida a necessidade de expressar publicamente, perante a comunidade esta vocação pessoal; mais do que o Compromisso é a Fidelidade à CVX e ao seu Carisma. As dúvidas e dificuldades contribuíram para que o plenário fosse frutificante.

Ouvimos alguns testemunhos de pessoas que, tendo já realizado este passo, partilharam connosco o seu sentir. A partilha da Lúcia Barroso fez-nos refletir nesta dualidade de “estar em CVX” e “ser CVX”, no seu discernimento do Compromisso como uma forma de Agradecer ao Senhor este caminho concreto a que foi chamada para seguir a Cristo e de pedir Fidelidade, para continuar a segui-lo. 

O nosso encontro terminou com o almoço e, apesar do dia chuvoso que se fazia sentir, possibilitou momentos de convívio, reencontros, a apresentação de dois casais que estão a caminho de entrar na Comunidade CVX- BI. Partilhámos e saboreámos iguarias. Fomos “membros de um só corpo”.


Ana Quelhas, CVX-BI